Ok, estamos na Universidade! E agora?
Como você muito bem viu – nesse blog, inclusive – existe o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual do Maranhão - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz, que está sempre ligado em tudo que diz respeito aos nossos direitos como estudantes e à nossa formação. O DCE é eleito democraticamente todos os anos e está aí para representar e fazer valer as reinvidicações dos Estudantes ; é um espaço aberto à participação e à construção de quem quiser.
O DCE é grande, mas não é única entidade de movimento estudantil dentro da Universidade.
Em cada curso existe uma entidade de base – um Centro ou Diretório Acadêmico.
Por quê?
Apesar de o DCE estar sempre discutindo, formulando e agindo para garantir os nossos direitos como estudantes de uma universidade, existem também as demandas e pautas específicas de cada curso que não são comuns.
Afinal, o que é um C.A ou D.A?
Um Centro ou Diretório Acadêmico é uma entidade representativa, política e autônoma dentro de um determinado curso; as gestões são eleitas votadas por estudantes somente daquele curso. É o CA ou DA, a chamada entidade de base, que vai estar dialogando diretamente com a coordenação ou com o departamento do seu curso e que vai estar pautando as demandas específicas dele. É bom que os CA’s e DA’s estejam atuando junto com o DCE, bem como as Executivas Nacionais de Cursos, cada entidade estudantil fortalecendo a outra, pois somente com a organização estudantil que conseguiremos construir a transformação da nossa universidade para melhor.
Qual a diferença entre um C.A e um D.A?

Como instância representativa, eles funcionam da mesma maneira. A diferença se dá por algumas especificidades dentro do curso. O Centro Acadêmico geralmente diz respeito a um curso único, de formação também única. Já o D.A, não; alguns cursos dentro da universidade oferecem mais de uma formação (Comunicação Social, por exemplo, tem duas habilitações: Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e por isso não compõem um Centro. Lembramos que esse não é o único caso: as entidades de base são representações políticas, então sua criação não está tão ligada à burocracias; alguns cursos, por mais que sejam separados enxergam entre si afinidades maiores que as questões oficiais que os separaram e por isso decidem compor um mesmo diretório – a decisão sempre é dos estudantes.
Além de dos CA's e DA's, temos os Conselhos de Entidades de Base (CEB's).Os CEBs são reuniões que juntam os Centros e Diretórios Acadêmicos, o Conselho de Residentes Universitários e o Diretório Central dos Estudantes e quem mais quiser contribuir para a construção do Movimento Estudantil (ME) na discussão e ações que envolvam a nossa UFC, a nossa cidade e o Brasil como um todo!
Esperamos ter ajudado nessa nova viagem de conhecimento acerca do Movimento Estudantil... participe do seu Centro Acadêmico, participe dos Conselhos de Entidade de Base!
| Escrito por Da Luta Não Me Retiro |
| Qui, 11 de Março de 2010 21:30 |